Faça sua ideia se tornar um projeto audiovisual de sucesso.
A quantidade de editais, tanto públicos quanto privados, direcionados ao setor audiovisual – entre elas o da tão esperada Lei Paulo Gustavo -, estão mexendo com o Brasil e com a cabeça dos criativos.
Isso porque não basta apenas ser criativo e ter uma boa ideia, é preciso saber se ocupar da parte burocrática para garantir que ela saia do papel, ganhe recursos, torne-se realidade e faça parte da vida de muitas pessoas.
Porém, na ânsia de querer fazer e acontecer, muitos erros são cometidos na hora de submeter um projeto que pode ser maravilhoso, mas que, sem cumprir exatamente todas as regras, acaba sendo descartado.
Aí muita gente fica triste e com raiva – e com razão -, por isso, aqui na ETC Filmes, a gente resolveu colocar a mão na massa junto com você e te ajudar a colocar seu projeto dentro dos pré-requisitos para conseguir a tão sonhada aprovação. Mas vamos por partes.
Porque é preciso cumprir todas as regras do edital cultural?
A indústria audiovisual do Brasil é reconhecida mundialmente por sua criatividade, exuberância e qualidade. Isso se reflete internamente, visto que, de acordo com o estudo encomendado pela Motion Picture Association (MPA) à Oxford Economics, somente em 2019 o setor teve um efeito multiplicador no PIB do Brasil de 2,3, além da arrecadação de impostos, atração de divisas e geração de empregos.
É por esse motivo que existem os editais de fomento ao audiovisual. Dessa forma o Governo estimula o mercado por meio de financiamentos, gerando empregos, fomentando e difundindo a produção artística local, ganha um bom marketing para se manter ativo e garante que o entretenimento chegue para todos – uma roda que gira para que todos ganhem!
Mas é preciso ficar atento, pois, assim como a oferta tem sido grande, a concorrência está cada vez mais acirrada. Inclusive, já temos linhas de fomento especializadas para produção de TV, streaming e até mesmo de webséries.
Um filme de cinema não pode ter a mesma regra ou classificação que uma websérie, não é mesmo? Gravar em São Paulo é mais complicado do que gravar em uma praia deserta do nordeste? Equipamentos usados na Amazônia não podem ser os mesmos que uma produtora usa na serra gaúcha, certo?
Assim como cada projeto tem sua particularidade, os editais também têm. Então, tenha em mente que participar de um edital é como participar de um concurso público. Existem os nacionais, os estaduais e os municipais, e o primeiro passo para uma inscrição de sucesso é ler o edital de cabo a rabo e entender o que ele pede.
Como encontrar o edital audiovisual perfeito para o meu projeto?
Para saber como encontrar esses editais é preciso ficar atento às notícias do setor. Além disso, o site Prosa possui tudo organizadinho para te orientar. Nós, da ETC Filmes, estamos sempre sabendo o que rola por aí. Precisando de ajuda, escreva para a gente!
Como diferenciar meu projeto para ganhar o dinheiro de um edital?
Cada edital funciona de uma forma diferente, por isso, lê-lo de cabo a rabo, prestar atenção em todos os detalhes é um diferencial. Poucas pessoas separam um tempo só para realizar a leitura e isso pode custar o projeto. Foque sua atenção e concentre-se na leitura como se fosse ler um contrato (o que um edital não deixa de ser). Leve-o a sério!
Antecipar-se também é importante. Não deixe de escrever os detalhes do seu projeto para o momento de inscrevê-lo em um edital. Todos eles são diferentes, MAS existe uma pequena estrutura bem parecida que você pode deixar preparada para qualquer edital. Isso te ajuda a cumprir os prazos sem estresse.
Há sempre pedidos em editais que você pode preparar antecipadamente. Por exemplo é: