Crianças surdas experimentam ProAccess em sessão especial no cinema #setembroazul

Os dispositivos de acessibilidade do ProAccess arrancaram sorrisos na última quarta-feira, 26 de outubro, Dia Nacional do Surdo. Uma turma de crianças surdas e ouvintes, de três escolas públicas de São Paulo, curtiu o filme Missão Impossível usando os aparelhos de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e legenda descritiva do ProAccess em uma sessão especial […]

Crianças surdas experimentam ProAccess em sessão especial no cinema #setembroazul

Os dispositivos de acessibilidade do ProAccess arrancaram sorrisos na última quarta-feira, 26 de outubro, Dia Nacional do Surdo.

Uma turma de crianças surdas e ouvintes, de três escolas públicas de São Paulo, curtiu o filme Missão Impossível usando os aparelhos de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e legenda descritiva do ProAccess em uma sessão especial no Kinoplex Itaim. Muitas entraram no cinema e assistiram a um filme na telona pela primeira vez.

O evento foi programado por Millena Machado, jornalista e apresentadora do programa automobilístico Auto Esporte (Globo).

Ela e a irmã, Milene, são as criadoras da campanha #surdoehquemfala, que existe há dois anos e visa gerar informação sobre a surdez e sobre a necessidade de integração das pessoas com deficiência, especialmente no mercado de trabalho.

Com a parceria de empresas apoiadoras e patrocinadoras, como a Riole e a ETC Filmes, a campanha promoveu uma semana de atividades diversas para a comunidade surda entre os dias 24 e 30 de outubro.

Veja as fotos do evento no Facebook.

Surdo é quem não quer ouvir

Millena despertou para a causa e decidiu criar a campanha por causa de uma prima que perdeu a audição devido à meningite. No mercado de trabalho, ela sentiu a dificuldade de conseguir uma oportunidade por causa da deficiência. Ou melhor, por causa da resistência de empregadores em contratar funcionários surdos, mesmo com alta qualificação.

O nome da campanha #surdoehquemfala, veio da mesma ideia. Surdo é quem não quer ouvir, ou seja, quem não faz o esforço para se aproximar e compreender o outro.

Setembro Azul na ETC

Diversas outras iniciativas permearam o mês de setembro graças à campanha nacional do Setembro Azul, voltada à conscientização sobre a surdez e a importância da acessibilidade.

Na ETC, fizemos um workshop de LIBRAS para toda a equipe com Thaisy Payo, que é surda, professora do idioma, além de modelo e ativista.

“Eu já tinha participado de uma oficina de LIBRAS com uma pessoa que não era surda. Fazer com uma pessoa que é foi totalmente diferente. Entendi que não é só o gesto, mas o corpo todo que fala, e essa expressividade faz toda a diferença na compreensão da mensagem”, conta Jade Kiss, colaboradora de Relacionamento com o Cliente.

Icon WhatsApp
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support