Diante dos novos hábitos adquiridos em razão da crise do coronavírus, as plataformas de streaming ganharam um maior protagonismo. Traduzindo em dados, desde o início da pandemia, o consumo global de mídia aumentou 15%, de acordo com dados da Nielsen Global Media, tendo alcançado as maiores audiências dos últimos cinco anos. Nas plataformas de vídeo […]
Diante dos novos hábitos adquiridos em razão da crise do coronavírus, as plataformas de streaming ganharam um maior protagonismo. Traduzindo em dados, desde o início da pandemia, o consumo global de mídia aumentou 15%, de acordo com dados da Nielsen Global Media, tendo alcançado as maiores audiências dos últimos cinco anos. Nas plataformas de vídeo e live streaming o índice apontado é de 66%.
Ninguém mais duvida de que o futuro seja a transmissão por streaming. A realidade demanda uma abertura enorme do mercado para entender esses novos tempos e enxergar novas oportunidades. A acessibilidade precisa acompanhar a inovação tecnológica.
Vale lembrar o tamanho desse mercado: 45,6 milhões de pessoas são declaradas com deficiência, todas elas desassistidas pelos principais serviços de streaming que atualmente oferece pouquíssimas opções de conteúdo com acessibilidade. É um desafio chamar a atenção do segmento para esta população que tem um potencial de consumo inexplorado.
A ETC Filmes é a maior produtora de conteúdos acessíveis para filmes no Brasil. Há anos estamos produzindo acessibilidade para praticamente todo mercado; desde grandes estúdios, distribuidoras independentes a pequenos produtores. Infelizmente, todo esse conteúdo ficou guardado, não tinha como chegar ao consumidor, não em larga escala, e hoje trabalhamos intensamente para que este público seja alcançado.
Com o fechamento dos cinemas e o adiamento da homologação da lei de acessibilidade para 2023, surgiu a ideia de criar a primeira plataforma 100% acessível do mundo, a PingPlay.
A data escolhida para o lançamento é 15 de março, Dia Mundial do Consumidor, com a intenção de promover a inclusão e levar entretenimento audiovisual de fácil acesso ao consumidor desta camada da população. Os espectadores poderão acessar a plataforma por meio do site www.pingplay.com.br/ e futuramente, o serviço estará disponível nas lojas de aplicativos para iOS e Android, podendo, então, ser acessado pelos celulares.
Dentre os recursos, haverá audiodescrição, legendas descritivas e principalmente, LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) — recurso praticamente inexistente nas plataformas mundiais. Após uma extensa pesquisa com o público-alvo e avaliado por profissionais com deficiência especializados em experiência do usuário, criamos um sistema intuitivo e lúdico. O usuário deficiente visual ou auditivo irá encontrar um ambiente de navegação acessível, com configurações de cores e tamanhos de fontes que facilitarão sua visualização. Tudo em formato acessível, como também a comunicação e atendimento da plataforma.
Para os players do audiovisual, a PingPlay surge como uma nova possibilidade de janela para exibição dos recursos já produzidos e ainda inexplorados.
Aos grandes parceiros que se juntaram a nós nesse projeto inclusivo e inovador, nossos agradecimentos pela confiança e disponibilização de títulos incríveis para agregar a PingPlay.
Reiteramos nosso comprometimento e visão de crescimento a fim de inspirar as produtoras e distribuidoras que ainda pensam em se juntar a nós, para o fortalecimento e ampliação de nosso movimento de inclusão dentro do audiovisual brasileiro.